Coronavírus (SARS-CoV-2) e como a Aromaterapia pode ajudar

Os óleos essenciais são amplamente conhecidos pelas suas propriedades anti-sépticas, anti-bacterianas, anti-fúngicas e anti-virais, sendo uns mais potentes que outros, dependendo da sua composição química.

Os óleos essenciais possuem uma composição química complexa (alguns são constituídos por centenas de moléculas diferentes), o que dificulta a mutação dos vírus.

Tendo em conta o contexto actual, a Aromaterapia pode ser útil, para ajudar na prevenção e no aumento das defesas do nosso organismo.

O coronavírus SARS CoV-2 é geneticamente parecido com o coronavírus SARS- CoV, que origina a SARS (detectada na China no final de 2002). Em 2008, foi realizado um estudo (Phytochemical Analysis and in vitro Antiviral Activities of the Essential Oils of Seven Lebanon Species – Loizzo M.R. et al. – Chemistry and Biodiversity), que relata a actividade inibitória do óleo essencial de Louro (Laurus Nobilis) em relação ao SARS-CoV.

O óleo essencial de Louro, muitas vezes desconhecido na Aromaterapia, é muito versátil e com inúmeras propriedades e tem a vantagem de não ter contra-indicações (se usado com moderação). É constituído maioritariamente pela molécula 1,8 cineol (30-70%), além de outros componentes químicos. Podem-se destacar as propriedades ao nível do Sistema Respiratório como: anticatarral, expectorante, mucolítico, anti-viral, além das suas propriedades como analgésico, anti-inflamatório, digestivo, estimula a circulação linfática, imunoestimulante, etc. Curiosamente, ao nível emocional, é um óleo que dá força, coragem, uma energia de vitória, de triunfo, que tanto precisamos no momento que estamos a viver 🙂 Nada acontece por acaso!

AUMENTAR A IMUNIDADE

Alguns óleos essenciais ajudam a aumentar as defesas do nosso organismo, e como não há até à data cura para a COVID 19,  além de todas as recomendações que nos são dadas diariamente através da DGS, é importante fortalecer o nosso sistema imunitário.

Podemos fazer uma sinergia com óleos essenciais de:

  • Louro (Laurus Nobilis) 
  • Ravinstara (Cinnamomum camphora QT 1,8 cineol) – Imunoestimulante, anti-viral, mucolítico, expectorante, etc.
  • TeaTree (Melaleuca alternifolia) – Imunoestimulante, poderoso anti-séptico, anti-viral, etc.
  • Limão (Citrus Limonum) – Anti-viral em sinergia com outros óleos essenciais, anti-séptico, estimulante, etc.

Num inalador nasal,  colocamos até 12 gotas dos óleos essenciais.

Se não tiveres inalador nasal, podes utilizar um difusor e difundir até ao máximo de 20 minutos, várias vezes por dia. Recorda que é mais eficaz e mais seguro difundires os óleos essenciais por um curto período de tempo, várias vezes ao dia, em vez de teres sempre o difusor ligado todo o dia.

Podes também consultar a sinergia sugerida pela Aromaterapeuta e Farmacêutica Aude Maillard neste artigo, muito interessante, sobre a COVID 19.

 

Comments

  1. fernandaCapelo

    Sim, 12 gotas no total de óleos essenciais. Beijinho

Add A Comment